sábado, 3 de maio de 2008

GTA IV - (Im)perfeito!

Isso que dá esperar a perfeição em um jogo. Você acaba ficando com aquele gostinho de quero mais mesmo quando tá perto de acabar o jogo. Aconteceu isso comigo em relação ao Grand Theft Auto IV, o "GTA revolucionário".

Sabe quando você se depara com uma oportunidade de algo ser perfeito e acaba descobrindo que essa oportunidade não foi aproveitada? Que decepção, GTA IV tinha tudo pra ser perfeito, tinha tudo pra ser uma completa evolução em relação aos outros GTA, mas no fim das contas foi uma evolução parcial, embora impressionante. Vou tentar resumir os altos e baixos dessa evolução.

Sabe quando você tinha que ir pro outro lado do mundo no San Andreas, ficava entediado e ainda capotava o carro e morria? Pois seus problemas chegaram ao fim no IV, agora você pode pegar um táxi e ir pra qualquer lugar de Liberty City! Veja bem, não é "roubar" um táxi, e sim pegar um táxi como passageiro, com direito à vista de dentro do carro no banco de trás e tudo! Claro que custa dinheiro (mais ou menos $60 pra ir de um lado ao outro das 3 ilhas), mas depois que você faz amizade com seu primo você ganha um "motorista particular". E sabe quando você tava semi-morto no San Andreas, não sabia onde achar um recuperador de life e acabava morrendo por causa disso? Pois no IV você pode simplesmente tomar uma soda Sprunk nas máquinas de venda ou comer um cachorro quente nas barraquinhas espalhadas por toda a cidade ou um hamburger/batata frita nos restaurantes e recuperar o life todo ou parte dele! E sabe os encontros com as namoradas no San Andreas, que eram chatos, sem importância alguma pra história e só eram possiveis com garotas? Pois no IV você pode se encontrar com homens também (amigos, não vá pensar besteira, apesar de serem possiveis encontros homossexuais também), os encontros são divertidos e muitas vezes mostram coisas da história que não são mostradas no jogo principal (um pouco mais da história do protagonista, Niko Bellic, por exemplo), e agora tem uma motivação, você ganha "habilidades especiais" de cada amigo quando alcança um certo nível de amizade, como recuperar life, receber ajuda, receber carona, etc, tudo com alguns toques do celular! Que aliás, é outra grande evolução no IV, pois o celular é divertido de se bulir, já que você pode passar trotes, mudar o fundo de tela, mudar o toque, tirar fotos, marcar encontros, pedir ajuda... É uma maravilha! O que me faz lembrar de outra maravilha do jogo, os gráficos e as animações dos personagens e objetos. Tudo foi melhorado ao extremo, a qualidade da movimentação e das interações do Niko com o ambiente, as animações do próprio ambiente, dos objetos que cercam os pedestres e o Niko, os próprios pedestres que agora são muito mais inteligentes, a iluminação dos objetos e personagens, o ar da cidade, a chuva, os trovões, as luzes de outdoors e propagandas, as radios, os ocasionais pedestres brasileiros boca suja que você encontra por aí... Tem também a internet do jogo, que é uma sátira à internet verdadeira, com direito a sites de relacionamento, e-mail (com muito spam, claro) e pornografia. E o sistema de luta, então? Agora você conta com proteções dinâmicas e os tiroteios ficaram infinitamente mais intensos, lembram um pouco os tiroteios de Gears of War. E a mudança que eu mais gostei: agora você escolhe como vai ser a história do jogo, através de diversas escolhas morais! Sim, GTA ganhou elementos de RPG, que são muito bem vindos, pois um dos defeitos do San Andreas era que a linearidade das missões era tão aparente que perdia a graça depois de um tempo. Enfim, em quase tudo o jogo sofreu grandes mudanças pra melhor. Porém, contudo, todavia, infelizmente ele também sofreu retrocessos em algumas áreas.

Aqueles que adoravam as armas exageradas do San Andreas (lança-misseis teleguiados, serra elétrica, katana e muitas outras armas) vão sentir nojo da seleção mundana de armas do IV, que não contém nenhuma arma exagerada (tirando o lança-misseis comum, que é meio exagerado). Aqueles que gostavam dos veículos mais exagerados (carro de fórmula 1, jato, helicóptero de combate, tanques e tal) também vão sentir falta deles no IV. E o principal, aqueles que gostavam de "treinar" o CJ no San Andreas (aumentar a capacidade de respiração, melhorar na direção, ganhar respeito, aumentar o life, aumentar os músculos, ganhar golpes novos, etc) vão ficar extremamente desapontados em saber que essa área do jogo foi totalmente descartada. E outro desapontamento que eu tive foi saber que você não pode mais nadar submerso, o que é uma enorme perda pra alguém que adorava explorar o fundo do mar no San Andreas.

No fim das contas, GTA IV foi um desapontamento pra mim, mas só pelo motivo de eu estar esperando muito dele. Se não fosse o modo online (que eu provavelmente vou jogar MUITO quando assinar a Live Gold), provavelmente eu consideraria um jogo só um pouco melhor que o San Andreas, por faltar muitas das coisas que eu considerava bizarras e divertidas nos outros jogos da série, tudo em nome do realismo, dos gráficos e da fluidez das animações, o que também pode ser considerado uma evolução ao meu ver.

Agora vou voltar a jogar, ainda tenho que alcançar algumas conquistas e zerar o jogo *-*

EDIT: São 22hrs do dia 3 de maio de 2008, um sábado, e eu acabei de terminar a história do jogo, e a última missão é MUITO FODA, FODA DEMAIS, MEU DEUS *________* Quero mais, ainda bem que ainda sobraram as conquistas pra liberar e a segunda jogatina pra ver como é o final ruim. As missões desse GTA são as melhores da série, não tem comparação, nem mesmo as missões de perseguição na moto do San Andreas conseguem se comparar (talvez só uma ou duas consigam.)